
Fale Conosco:
(11) 5072 - 4397

Clareamento Dental
O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais procurados atualmente por quem busca um sorriso mais bonito. Hoje em dia, dentes saudáveis, claros e alinhados são considerados fundamentais nos padrões de estética e beleza da nossa sociedade.
O clareamento dental tem sido utilizado por dentistas há mais de cem anos, mas foi a partir de 1989, quando os Drs. Heywood e Heymann criaram e introduziram a técnica do clareamento dental caseiro que esse tipo tratamento se tornou mais acessível e a procura por ele explodiu.
Há muitas dúvidas sobre os tipos de tratamentos e sobre a sua eficácia. No entanto, pesquisas tem mostrado que na verdade não existem tratamentos mais ou menos eficazes (embora alguns sejam mais adequados para cada tipo de paciente do que outros, uns mais rápidos, outros mais cômodos etc).
Na verdade todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de carbamida ou de hidrogênio) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, o responsável por alterar a cor do dente.
O gel não é abrasivo nem enfraquece os dentes. Pesquisas mostram que a solução não danifica e não desgasta o esmalte dentário. Pode ocorrer algum tipo de sensibilidade nos dentes durante o tratamento, mas esta é temporária. Quanto maior a sua concentração, mais rápido pode ser o clareamento.
Concentrações acima de 20% somente podem ser feitas em consultório com supervisão de um especialista, pois aumentam os riscos efeitos colaterais ao usuário ou paciente.
Durante e após o tratamento de clareamento dental, recomenda-se evitar alimentos e bebidas pigmentado. Assim o clareamento tem um resultado mais duradouro e satisfatório fazendo com que eventuais manutenções e reparos sejam menos frequentes, mantendo-se os dentes mais brancos e bonitos por muito mais tempo.
Clareamento dental caseiro ou laser?
Existem basicamente dois tipos de clareamento dental: o caseiro e o laser. O clareamento dental caseiro consiste no uso de moldeiras com uma solução clareadora que se espalha pelos dentes, agindo por um determinado período de tempo.
O clareamento dental a laser é realizado nos consultórios, é a alternativa para quem busca mais rapidez, conforto e não consegue se adaptar às moldeiras. No caso da utilização do laser, este agiliza e potencializa o clareamento.
A principal diferença entre os dois tipos de clareamento dental consiste na concentração da solução clareadora e no tempo de tratamento, sendo que a indicação da técnica é fundamental para o resultado, pois não são todas as pessoas que podem utilizar-se das duas técnicas.
As pesquisas têm mostrado que tanto o clareamento dental caseiro como o realizado em consultórios – a laser apresentam os mesmos resultados ao final do tratamento. É verdade que isso depende de diversos fatores, como características dos dentes, alimentação de cada indivíduo, colaboração do paciente durante o uso das moldeiras.
A durabilidade e resultado do tratamento varia de paciente para paciente.
É recomendado evitar o clareamento dental, apenas por precaução, para gestantes, lactantes, pessoas com lesões orais importantes, pessoas com hipersensibilidade dentária.
TÉCNICA DE CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO
•O gel clareador é aplicado em moldeiras de silicone
•Uso diário, mínimo de 4 horas por dia durante aprox. 2 a 3 semanas
•Menor custo
•Resultados mais demorados
•Necessita da colaboração do paciente (utilização das moldeiras)
•Desconforto
TÉCNICA DE CLAREAMENTO DENTAL A LASER (em consultório)
•O gel é aplicado nos dentes e coloca-se uma proteção gengival
•Em média são realizadas três sessões clínicas de 45 minutos cada
•Maior custo
•Resultado mais rápido
•Conforto
•Controlado pelo profissional (cirurgião-dentista)



*Imagem ilustrativa de uma moldeira em silicone para clareamento caseiro
*Imagem ilustrativa de um clareamento a laser
*Antes e Depois