top of page

Dicas

Confira algumas dicas importante que separamos para vocês.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico.

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Sobressaliêcia ou Overjet aumentado – A ponta dos incisivos superiores deve estar à frente da ponta dos incisivos inferiores em 1 a 4mm no máximo. Quando esta distância for maior que 5 ou 6 temos uma sobressaliência ou “overjet” aumentado. Quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento menos invasivo e maior o sucesso do tratamento.

01

02

03

2) Sobressaliência ou Overjet.



Mordida cruzada – ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

Uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás, neste caso também é muito importante um diagnóstico precoce, podendo evitar futura cirurgia ortognática.

2) Mordida cruzada unilateral posterior.

3) Mordida cruzada anterior.

Mordida aberta – espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

1) Mordida aberta anterior.

Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

* As linhas médias superiores e inferiores são coincidentes.

Apinhamentos – Os dentes devem formar um arco em forma parabólica. Se houver dentes fora desta parábola, temos um apinhamento dental que precisa ser corrigido.

E quando os dentes não estão no mesmo nível, eles não funcionam adequadamente. Os dentes funcionam como uma engrenagem, um único dente fora de posição pode causar um grande distúrbio em todo o sistema mastigatório, por isto deve ser tratado.

1) Diastema.

2) Diastema tratado.

Diastema - Espaços entre os dentes, além de não serem estéticos, podem prejudicar a mastigação dos alimentos. Estes espaços são chamados diastemas. A correção deste problema deve ser feita após o nascimento dos caninos, pois alguns espaços antes do nascimento destes dentes são normais.

1) Apinhamento dental.

2) Apinhamento dental tratado.

É quando os dentes não estão no mesmo nível, eles não funcionam adequadamente. Os dentes funcionam como uma engrenagem, um único dente fora de posição pode causar um grande distúrbio em todo o sistema mastigatório, por isto deve ser tratado.

1) Dentes no mesmo plano.

2) Dentes fora do plano.

Mordida Profunda – Os dentes da frente superiores devem cobrir apenas o terço superior dos dentes inferiores. Quando os dentes superiores cobrem mais do que o terço superior dos dentes inferiores, temos a sobremordida aumentada ou “overbite” aumentado.

Dentes superiores cobrindo totalmente os dentes inferiores causam uma sobremordida que produz desgaste excessivo dos dentes e sobrecarrega musculatura e articulações, por isto deve ser tratada.

1) Mordida profunda ou Sobremordida.

Aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes?

Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?

Não. Todos os pacientes recebem instruções sobre como fazer a limpeza dos dentes e do aparelho. Hoje existem materiais que previnem as cáries, durante o tratamento ortodôntico.

Depende muito de cada caso. Fatores como severidade do problema, tipo de crescimento da face, idade e nível de cooperação do paciente.

Tratamentos mais simples como correção de mordidas cruzadas em crianças ou pequenos movimentos dentários em adultos duram aproximadamente de 6 meses. A maioria dos tratamentos com aparelho fixo em adolescentes dura aproximadamente 24 meses.

Tratamentos com aparelho fixo em casos que requerem extrações de dentes duram aproximadamente 30 meses. Após o tratamento da má oclusão (má posição dos dentes) é necessário o uso de um aparelho removível ou um dispositivo fixo para conter os resultados atingidos, o aparelho de contenção.

04

É necessário o uso de aparelho removível após o uso de aparelhos fixos ?

Após a correção dos dentes mal posicionados através dos aparelhos é necessário a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito para que os tecidos ósseos e gengivais se adaptem às mudanças na posição dos dentes.
A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos (os fixos são colados na parte interna dos dentes). Nos casos onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é fundamental a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento.

05

Os aparelhos estéticos mudam de cor ao longo do tratamento?

Os aparelhos estéticos que utilizamos em nossa clínica são cerâmicos ou de safira e não alteram sua cor durante o tratamento. Além da questão estética, permitem um tratamento mais eficiente.

06

Caso eu quebre o aparelho, o que devo fazer?

Você deve imediatamente entrar em contato com a clínica para o agendamento do horário e providenciarmos o conserto o mais breve possível evitando atrasos no seu tratamento.

07

Após a conclusão do tratamento ortodôntico eu terei que extrair meus sisos?

Nem todos os terceiros molares precisam ser removidos. Caso não haja espaço suficiente para eles, ou os mesmos estejam mal posicionados, os ortodontistas poderão indicar a sua extração. Se eles estiverem bem posicionados, com espaço suficiente e não forem atrapalhar algum procedimento ortodôntico, não há motivo para extraí-los.

08

O que eu devo fazer para meu tratamento dar certo?

Quanto mais você se esforçar, mais rápido seus dentes irão se mover, e os resultados do tratamento serão melhores (nunca se descuide da importância da escolha de um ortodontista capacitado para tratar o seu problema). Procure saber se seu dentista é um especialista em ortodontia. O caminho para um grande sorriso pode parecer difícil inicialmente, mas, no final do tratamento, certamente você ficará muito satisfeito com o resultado. Portanto, seguir as orientações do seu ortodontista é sempre muito importante para o sucesso do seu tratamento. Nunca deve ser esquecido: Resultado = Cooperação.
Quanto melhor o paciente for, mais rápido será o tratamento e melhores serão os resultados.

Para você ser o melhor paciente é necessário: Seguir as instruções, nunca faltar às consultas e dar o melhor de si.

09

Por que os dentes se movimentam?

O movimento dos dentes através da ortodontia é bastante simples. Quando colocamos uma pressão sobre um dente através de um braquete e um fio metálico, esta pressão é transmitida para a raiz do dente. A raiz é sustentada através de osso e de um ligamento fibroso chamado ligamento periodontal. A pressão provoca uma compressão do ligamento periodontal de um lado e a extensão do ligamento periodontal do lado oposto. No lado da compressão, algumas células chamadas osteoclastos começam a reabsorver o osso. No lado que sofre a extensão do ligamento, células chamadas osteoblastos começam a depositar novo osso. O processo de reabsorção de osso é mais rápido do que o processo de deposição óssea, razão pela qual os dentes, durante o movimento ortodôntico, parecem moles e, às vezes, dão a impressão de que podem cair. Este também é um dos motivos pelos quais a contenção após o tratamento ortodôntico é tão importante para permitir a formação de novo osso em volta do dente, proporcionando mais estabilidade para o mesmo.
Quando os dentes não são mantidos limpos, algumas bactérias podem penetrar no ligamento periodontal, causando infecção e levando a uma perda de osso e ligamento. Uma bolsa é então criada atraindo mais bactérias. Estes problemas devem ser tratados por um periodontista. Doenças das gengivas e do osso que sustenta os dentes devem ser tratadas antes do tratamento ortodôntico. O movimento dentário torna a doença periodontal mais séria.

09

O que é ATM?

ATM é a abreviação de articulação tempomandibular. É o local onde a mandíbula contata o crânio. Entender um pouco sobre as ATMs é importante porque elas podem ser traumatizadas por contatos errados entre os dentes. As ATMs devem estar em harmonia com os dentes para funcionarem perfeitamente.
Alguns adultos sofrem de severas dores nas articulações devido ao fato de os dentes estarem mal posicionados, desviando a mandíbula da sua posição normal. Porém, deve ficar claro que não somente os dentes contribuem para os distúrbios nas ATMs. Outras causas de origem diversas podem provocar distúrbios nessas articulações. Quando as causas dos distúrbios nas ATMs são de origem dentária, podem ser tratadas de maneira eficiente através da ortodontia e de placas reposicionadoras e miorrelaxantes.

10

Quais são as características da dentição de leite normal?

•Os espaços entre os dentes de leite são normais. Eles são importantes para o alinhamento adequado dos dentes permanentes.
•Os dentes superiores devem cobrir os dentes inferiores como uma tampa cobre uma caixa.

•A distância entre a ponta dos incisivos superiores e dos inferiores deve ser pequena. Estes dentes devem, no entanto, se tocar.

•As arcadas têm uma forma arredondada.

*Dentição de leite ou decidua.

11

Você está cuidando do seu aparelho de forma correta?

Nunca tente mexer no aparelho com o intuito de torná-lo mais confortável ou ajustá-lo, caso não seja instruído pelo ortodontista.
Evite comer alimentos que apresentam resistência e dureza como, por exemplo, caramelos e alimentos pegajosos, torradas, pipocas, castanhas, amendoim, chicletes, gelo, cana, coco, maçã-do-amor, frutas verdes, beiju, cereais (granola, crunch, corn flakes), caranguejo, milho verde na espiga, churrasco (carne que ofereça resistência), cenoura crua, manga, goiaba, cajá, umbu, azeitonas e qualquer outro alimento duro e resistente.

Aparelho Quebrado

1) Banda Solta:

- Telefone para a clínica o mais rápido possível.

- O cimento entre a banda e o dente pode se soltar, o que poderá causar descalcificação do dente e, posteriormente, cárie.

- Bandas soltas devem ser guardadas e levadas ao dentista para serem reposicionadas e cimentadas novamente.

2) Bráquete Solto:

- Avise o ortodontista e marque uma consulta para o conserto.

3) Aparelho Machucando ou Furando:

- Use cera de proteção no local que estiver ferindo.

- Marque uma consulta para avaliação e solução do problema.

4) Higienização:

A higienização dos dentes e dos aparelhos é importantíssima. Estes devem ser mantidos sempre limpos e brilhantes. Para isto, use sempre uma escova macia nova e de boa qualidade.

Em lugares de difícil acesso, recomenda-se a escova interdental ou unitufo. O fio dental é indispensável. Pode parecer complicado usá-lo no início do tratamento, mas, com o tempo, se tornará fácil e as conseqüências do seu uso serão gratificantes. As escovas devem ser sempre trocadas quando as cerdas começarem a abrir. Isto normalmente ocorre depois de três ou quatro semanas.

Escova velha torna-se impossível uma boa higienização!!!

Para manter suas gengivas sempre rosadas e saudáveis, uma higiene adequada é indispensável. Gengivas saudáveis não sangram!!!

Como Higienizar?

Da esquerda para a direita, temos: escova interdental, escova unitufo, escova dental (deve ser macia, cabeça pequena), fio dental (neste caso, o super floss, pois sua ponta endurecida facilita o seu uso).

A parte da frente dos dentes, chamada face vestibular, deve ser higienizada fazendo-se movimentos circulares com a escova.

As partes onde os alimentos são triturados e cortados são chamadas, respectivamente, face oclusal e face incisal. Estas devem ser higienizadas com a escova fazendo movimento de vaivém.

A parte de trás dos dentes é chamada face lingual e deve ser higienizada com a escova em movimentos de rotação.

A parte de trás dos dentes inferiores da frente deve ser higienizada movimentando-se a escova de baixo para cima.

A parte de trás dos dentes de cima da frente deverá ser higienizada movimentando-se a escova de cima para baixo.

As regiões entre os bráquetes e as de difícil acesso devem ser higienizadas com a escova interdental.

Regiões de difícil acesso, bem como entre os bráquetes, também podem ser higienizadas com a escova unitufo.

O uso do fio dental é obrigatório durante o tratamento ortodôntico. Este deve ser usado, pelo menos antes de dormir, todos os dias. O primeiro passo é passar o fio dental por baixo do arco. Penetramos com o fio dental entre os dentes e prosseguimos com movimentos de vaivém para remover toda a sujeira. Para facilitar o acesso, utilize o passa-fio.

Atendimento Particular e Convênios

Nosso Endereço

Localização

Rua dos Jacitos, 300 - Sala 03

Mirandópolis / Vila Mariana

São Paulo - SP

CEP: 04049 - 050 

 

Tel: (11) 5072 - 4397

Próx. a estação de Metrô

Praça da Árvore

  • facebook
  • googleplus
  • tbird

Copyright 2012 Ortodontia Cortopassi - Todos os direitos reservados.

bottom of page