
Fale Conosco:
(11) 5072 - 4397

Tipos de Aparelhos
Aparelhos Ortopédicos Removíveis
Os aparelhos ortopédicos são muito úteis para o tratamento ortodôntico em caso de desarmonia esquelética. Entretanto, necessita da colaboração do paciente, pois, os aparelhos devem ser usados integralmente, para que possamos obter alterações neuromusculares e ósseas.
Este tipo de aparelho atua durante o período de crescimento, inibindo ou estimulando o desenvolvimento das bases ósseas, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável. Estes aparelhos podem realizar pequenas movimentações dentárias, expansão do arco dentário, recuperação de espaços perdidos, remoção de hábitos deletérios (sucção de dedo e interposição lingual).
Para que o tratamento seja eficaz e efetivo é preciso que as orientações indicadas pelo profissional sejam cumpridas.

*Imagens ilustrativas de Aparelhos Ortopédicos Funcionais Removíveis
Aparelhos Fixos
É o aparelho tradicional. Mais popular em adolescentes e adultos. Nestes podemos utilizar bráquetes metálicos ou estéticos buscando sempre o conforto ao paciente com peças menores e delicadas de acordo com a técnica que utilizarmos. Diferentes cores podem ser colocadas nos bráquetes através das ligaduras elásticas(borrachinhas) o que é ótimo para sua expressão pessoal, auto-estima, vaidade e diversão. Você poderá se sentir a vontade em selecionar uma nova cor a cada visita. Requer cuidados na higienização e controle periódico(mensal) no ortodontista.

Os aparelhos estéticos que utilizamos são feitos de um material translúcido. Eles são mais populares em pacientes adultos, é a melhor opção para quem quer mais discrição, com um toque de charme durante o tratamento ortodôntico. Utilizamos somente bráquetes cerâmicos (safira) o único do mercado que mantém a estética durante todo o tratamento, pois, o material não mancha (não amarela), proporcionando inteira satisfação estética e segurança ao paciente.

Movimentações dos dentes após o tratamento
Mesmo seguindo todos os procedimentos técnicos adequados durante a fase de tratamento e de contenção, os dentes podem movimentar-se durante toda a vida, alterando sua posição.
Isto ocorre em função de processos fisiológicos como os ligados ao amadurecimento e envelhecimento, ás forças de mastigação, ao equilíbrio/desequilíbrio muscular, à introdução de hábitos não fisiológicos, etc.
Isto torna imprevisível a estabilidade ou não das posições dentárias. Normalmente, estas movimentações, se acompanhadas pelo ortodontista são facilmente retratáveis num período curto de tempo.
Aparelhos Fixos Autoligáveis
A intenção da ortodontia moderna é um tratamento mais rápido e mais simples. O aparelho autoligado apresenta os bráquetes mais modernos e com maior tecnologia atualmente. A técnica utiliza fios inteligentes e suaves garantindo menor tempo de tratamento e forças leves. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas ou amarrilhos para prender o arco (fio) no bráquete facilitando a higienização e proporcionando um menor atrito ao movimentar o dente, pois, o sistema tem apenas uma “portinha” que escorrega e prende o fio na peça, mantendo o fio ativado durante mais tempo, podendo proporcionar menos visitas ao consultório. Sendo que as consultas (manutenções) podem ocorrer a cada dois meses aproximadamente, sendo ideal para pacientes que não disponha de tempo ou que reside em outra cidade, facilitando o agendamento das visitas à clínica.

Aparelhos de Contenção
Após a finalização do tratamento ortodôntico, há uma fase de contenção realizada com aparelhos removíveis ou a contenção fixa, pois, os dentes mantêm uma tendência a recidiva.
Essa recidiva pode ser evitada se os pacientes seguirem as recomendações do ortodontista durante o período de contenção, até chegar a estabilidade.
A retirada do aparelho fixo não significa o final do tratamento ortodôntico pois a fase de contenção é fundamental.
Para que os resultados obtidos na etapa do alinhamento e nivelamento dentário com aparelho fixo tenham maiores possibilidades de serem mantidos é preciso o paciente ler, compreender e seguir criteriosamente as orientações abaixo:
1- Na arcada superior fazer uso de um aparelho de contenção removível, durante todo o dia e toda a noite. Retirar apenas durante as refeições principais (almoço e jantar) e nas horas de higienização.
Retornar para as consultas periódicas de controle, conforme a solicitação do profissional.
Após no mínimo 6 meses o dentista irá reavaliar e orientar o tempo de uso da placa de contenção superior.
2- Na arcada inferior será instalada uma barra lingual fixa de canino a canino.
Esta deverá permanecer colada a todos os elementos dentários por tempo indeterminado (contenção permanente).
3- Nos casos de perda ou fratura que impossibilite o uso do aparelho superior ou nos eventuais descolamentos das resinas que prendem a barra fixa lingual inferior, o paciente ou responsável deverá entrar imediatamente em contato com o consultório solicitando uma consulta emergencial. Avise a secretária que você está usando aparelhos de contenção.
4- A falta do uso correto do aparelho de contenção superior ou inferior aumenta o risco de movimentações dentárias indesejadas.
5- As contenções são individualizadas, ou seja, são definidas para cada paciente de acordo com o problema inicial, do tipo de correção ( por ex. se esquelética ou dentária), das dificuldades do tratamento, e das expectativas de estabilidade ou não.
Conheça os tipos mais comuns de contenção:

Placa de Contenção Superior Tipo Hawley com grampos

Placa de Contenção Superior Tipo Hawley contínuo

Aparelho de Contenção Inferior 3×3 reto

Aparelho de Contenção Inferior 3×3 em ômega ou higiênica